48 horas para mudar o mundo: Essa é a proposta da Service Jam 2020

48 horas para mudar o mundo: Essa é a proposta da Service Jam 2020

Evento de Design de Serviços acontecerá na sede da CINQ em Curitiba

O que você faria se tivesse 48 horas para mudar o mundo? Essa pergunta instigante é que norteia as edições da Service Jam, um evento global e sem fins lucrativos que acontece em mais de 100 cidades ao redor do mundo e desembarca mais uma vez em Curitiba.

Dentro de 3 dias de evento, os jammers – como são chamados os participantes – reúnem-se e trabalham simultaneamente para criar protótipos com base em um tema secreto. Geralmente, o tema é curioso e abstrato, e serve como inspiração para que as equipes criem projetos voltados a melhorar a qualidade de vida das pessoas, agindo localmente, mas pensando globalmente.

 

Design de Serviços

A proposta da Service Jam é promover o aprendizado do Design de Serviços e a experiência de usuário de uma maneira hands-on e divertida. Mas afinal, o que é o Design de Serviços?

Muitas pessoas que usam apps como Nubank, PicPay, iFood ou Uber, por exemplo, talvez não tenham pensado que, antes de aplicativos, são serviços. O Design de Serviços existe para entender o perfil de consumidores ou usuários, suas necessidades e desejos, a fim de garantir uma solução que seja interessante para o mercado e realmente relevante para quem usa.

O Design de Serviços existe desde que os serviços existem(!), mas com a evolução da tecnologia e variedade de concorrentes, a expectativa dos usuários em relação a estes serviços também mudou. Por isso, as marcas buscam oferecer interações completamente novas a seus consumidores e às pessoas envolvidas no processo com base em seu comportamento e necessidades, e não apenas com foco no lucro ou tecnologia, justamente para aumentar o engajamento e fidelidade de seus clientes.

Se uma pessoa usa um streaming de vídeo ou passa o cartão na catraca do ônibus, por exemplo, está usando soluções que nasceram através de ideias de Design de Serviços. Ou seja: ele está presente em muitas outras áreas além do design que muita gente já conhece.

 

A Service Jam Curitiba

A ideia da Service Jam é entregar um tema secreto e abstrato para os participantes e transformá-lo em um protótipo testável dentro da jornada de 3 dias. Nela, os jammers assistem à palestras sobre o Design de Serviços e contam com o apoio de mentores e facilitadores que dão assistência durante todo o projeto. Com o tema em mãos e equipes definidas, são realizadas pesquisas para explorar o mundo real e definir o problema, mapeamento de ideias para solucioná-lo e a prototipação do serviço idealizado. Ao final, o projeto recebe o feedback de uma banca de especialistas de diversas áreas, como negócios, política, Design de Serviços e experiência de usuário, fechando o terceiro dia da jornada.

Durante o evento, os jammers aprendem muito sobre hard skills – habilidades técnicas como processo de design, pesquisa e execução – e soft skills – habilidades comportamentais que envolvem criatividade, pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas.

É um projeto onde se aprende fazendo, de uma maneira divertida e com o suporte de especialistas no assunto.

A Service Jam Curitiba acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março de 2020 na CINQ Technologies, na Av. Sete de Setembro, 2451, no Rebouças. Próximo ao Shopping Estação, com fácil acesso pelo transporte público, opções para alimentação e boa locomoção para pesquisas.

Saiba mais em www.servicejamcuritiba.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/ServiceJamCuritiba/

Instagram: @servicejamcuritiba

 

Fonte: Service Jam Curitiba