Agile Trends Brasil 2019: maior evento agilista do Brasil

Agile Trends Brasil 2019: maior evento agilista do Brasil

Estaremos no evento por meio do Rodrigo Ramos, Agile Coach da empresa, que apresentará Workshop sobre Backlog Refinement

O Agile Trends Brasil, maior evento de ágil do país, acontecerá entre 12 e 18 de abril, em São Paulo. A programação e inscrições para a 6ª edição já estão disponíveis no site do evento Agile Trends Brasil.

Neste ano, o Agile Trends contará com 3 áreas de interesse: Bussiness, Teams e Management. Dessa forma, cada tema será dedicado para um público-alvo específico, provando que a metodologia ágil é utilizada não apenas por times de TI, mas também por outras áreas de negócios, além de ser almejada por gestores.

O colaborador Rodrigo Ramos, que atua como Agile Coach na CINQ, teve seu workshop selecionado para compor a programação do evento. Ele estará presente para apresentar processos de Criação e Refinamento de User Story que utiliza. O objetivo principal dos processos apresentados é garantir uma boa compreensão do objetivo do cliente, entregando valor e eficiência em cada fase da construção do produto e ao mesmo tempo evitando desperdícios.

A seguir, você pode conferir uma breve conversa que tivemos com o Rodrigo, onde ele conta quais foram as motivações para inscrever o Workshop no evento e de que forma acredita que o conteúdo pode auxiliar outros times.

Como foi o processo de seleção de sua palestra? O que te motivou a participar?
O processo foi realizado on-line pela equipe de triagem do Agile Trends, entre mais de 800 palestras propostas a minha foi selecionada.
Minha motivação foi compartilhar com a comunidade algumas técnicas que tem se mostrado eficazes nos projetos, auxiliando os stakeholders entenderem melhor o escopo das soluções por meio do mapa de impacto, que visa criar uma rastreabilidade entre o entregável do projeto com as pessoas envolvidas e principalmente com os objetivos do projeto, tendo em vista que, segundo pesquisas, em torno de 60% das funcionalidades solicitadas em um projeto de software não são utilizadas, o mapa de impacto permite identificar os entregáveis que, de fato, geram valor, ou seja, contribuem diretamente para a resolução do projeto e objetivo do projeto, Além disso, o canvas que desenvolvi para refinamento dos requisitos complementa a técnica dando o detalhe necessário para que o time de desenvolvimento compreenda a necessidade e tenha condições de realizar o planejamento das atividades.

Para você, qual a importância de apresentar o tema em um evento como o Agile Trends?
O Agile Trends é um dos maiores eventos sobre agilidade no país. A importância está não somente em compartilhar as técnicas, mas trocar experiências com o público que certamente irá contribuir para o desenvolvimento e aplicação das técnicas apresentadas.

Como você utiliza os ensinamentos que serão passados no workshop no seu dia-a-dia de trabalho?
Em todos os projetos, eu recomendo que durante a fase de Framing/Inception, ou seja, na fase inicial de identificação da solução, se utilize o mapa de impacto, uma vez que tenho recebido bom feedback ao aplicar o método, principalmente pela a área de negócio que amplia a visão sobre o projeto, partes interessas e impactos.

O canvas de refinamento de requisitos contem os elementos essências, para que tanto as pessoas de negócio quanto o time de desenvolvimento clarifiquem a compreensão sobre o requisito, em todas as sessões que já realizei, ficou nítida a diferença de compreensão sobre os requisitos antes e depois de aplicar a técnica.

Qual é o pior cenário possível em um projeto que não realiza esse processo?
Os stakeholders não tem uma visão clara dos objetivos do projeto, acabam por vez, criando o máximo de requisitos possível, muitos destes, sendo, requisitos apenas desejáveis e não essenciais para a solução do problema, com isso criam o que chamamos de “gold platting” gerando desperdícios e complexidades desnecessárias, o time do projeto, por sua vez, não consegue contribuir efetivamente com soluções, nem mesmo questionar se os entregáveis do projeto irão gerar o resultado desejado pela organização.

SEGs: Agile Trends Brasil 2019: maior evento agilista do Brasil

Programação Agile Trends 2019

Fechar Menu