Alocação de profissionais é uma boa ideia?

Os termos outsourcing, terceirização, alocação de profissionais, ou  serviços profissionais, como chamamos na CINQ, é um formato de contratação que tem como principais características a agilidade e a flexibilidade. Com esta linha de serviços, a Índia entrou forte no mapa dos negócios de TI no fim dos anos 90, principalmente para solucionar o então bug do milênio. O principal objetivo é atender demandas que surgem com projetos de período determinado ou que necessitam de profissionais de áreas e conhecimentos específicos, evitando assim aumentar o custo fixo da folha salarial (headcount) por questões momentâneas. 

A alocação de profissionais alivia a carga de trabalho para o time interno da empresa cliente para que esta foque os esforços nos novos projetos, no core business e em assuntos prioritários e estratégicos. Ainda como benefício, a alocação é uma ótima solução em momentos que as empresas possuem picos de demanda ou necessitam de apoio fracionado, onde o profissional é alocado a partir da quantidade de horas necessárias para a realização do projeto ou atividades, também possibilitando a mudança rápida de perfis conforme a necessidade e demandas do cliente. 

Outro porém é que as áreas de informática e TI necessitam de profissionais altamente qualificados para a execução de determinadas tarefas, e é necessário que pessoas que possuam conhecimento na área, avaliem o candidato, para ter certeza que estão contratando o profissional adequado para o cargo, processo que necessita também do acesso à uma gama de talentos. A CINQ é uma Fábrica de Software com inúmeros projetos inovadores em várias tecnologias em andamento. Portanto possui um grande contingente interno de profissionais capacitados e uma experiência de mais de 25 anos em seleção de profissionais especializados em desenvolvimento, suporte e testes de software.   

Na CINQ, a alocação de profissionais recebe o nome de professional services, tem como foco principal os profissionais de TI, e também apresenta como diferencial a gestão próxima e frequente dos profissionais alocados. Avaliações são realizadas periodicamente para verificar com colaboradores e empresa cliente a satisfação de ambos. Também procuramos criar um senso de pertencimento dos profissionais alocados ao time CINQ. Os profissionais alocados em cliente pela CINQ contam com toda a base de conhecimento acumulada e com suporte ao desenvolvimento. Este apoio é realizado em tempo real através do intercâmbio entre os colaborares com o uso de fóruns da intranet CINQ. Este é um diferencial importante, muitas vezes não percebido e inexistente nas empresas focadas somente em RH e alocação. 

Conversamos com Stephanie Lemos, Coordenadora de Professional Services da CINQ, que conta como esse acompanhamento impacta os profissionais: “Aqui eu vejo que a perspectiva é um pouco diferente, até os profissionais me trazem muito que eles veem essa diferença, e eles têm interesse de vir para a CINQ por conta desta gestão diferenciada. Fazemos um trabalho de acompanhamento, avaliações, feedbacks e os colaboradores se sentem mais acolhidos. Nossa missão em professional services é sempre reforçar com o colaborador que ele é do time CINQ Technologies, ele está prestando esse serviço no cliente como integrante do nosso time. Encerrando esse projeto no cliente, a gente busca uma realocação ou trazer ele pra CINQ. E eu acho que eles sentem essa segurança.”

Posted in News.