Alocação de Times Ágeis
Garantia de entregas de valor
Saiba mais

Alocação de Times Ágeis

CINQ Technologies

Aloque profissionais de TI com a disciplina do Scrum para entregas frequentes e consistentes

Existem duas principais formas de contratação de serviços de software no mercado que predominam. Na primeira, o escopo é previamente determinado e com base nisto são estimados o prazo de entrega e o custo do projeto. O cliente contrata o projeto ficando a gestão do desenvolvimento do software por conta do fornecedor. Na segunda, alocam-se profissionais por horas de trabalho ficando a gestão do time sob a responsabilidade do cliente contratante.

No primeiro cenário, o risco se concentra no fornecedor e no segundo caso com o cliente. Mudanças de escopo ou imprevistos são tratados com controle de mudanças, renegociações e aditivos contratuais, os quais são fontes de possíveis conflitos de interesses.

Escopo fechado vs. Alocação de Profissionais

É um tremendo desafio determinar o escopo de um projeto a priori. Além disso, imprevistos ocorrem ao longo do projeto fazendo com que o próprio cliente não consiga assegurar os meios para o correto andamento do projeto, conforme planejado. Estes imprevistos podem estar ligados à infraestrutura, mudanças de legislação, disponibilidade de equipe interna, dentre outros.

Portanto, existe uma terceira alternativa que procura unir vantagens e minimizar os riscos dos projetos de escopo fechado ou alocação de profissionais.

Alocação de Times Ágeis: A solução que une o melhor dos dois mundos

Este novo caminho é a Alocação de Times Ágeis, onde se usa o escopo previamente planejado como baseline para o projeto. Os profissionais são alocados, mas com a disciplina do Scrum com todas as suas cerimônias. Funcionalidades serão entregues a cada Sprint. Alterações necessárias de escopo serão bem-vindas e acomodadas no backlog, de acordo com as definições do Product Owner (cliente) e do Time Scrum. O time alocado poderá ser integralmente da CINQ (com exceção do PO) ou composto com integrantes do time do cliente.

Fechar Menu