oculos-e-tecnologias

AS 5 TENDÊNCIAS DO MUNDO DA TECNOLOGIA QUE A SUA EMPRESA PRECISA CONHECER

Enquanto hotéis começam a se preocupar com o Airbnb e os táxis com o Uber, novas tecnologias disruptivas não param de surgir. De conceitos que pareciam abstratos à realidade: o futuro já chegou. Um olhar crítico sobre o que já acontece e sobre o que irá acontecer daqui há alguns anos é fundamental para a sobrevivência das empresas. A tecnologia é efêmera, mas não há dúvidas: é necessário se atualizar sempre. Pensando nisso, listamos 5 tecnologias que já vêm mudando diversos cenários e prometem mudar muito mais:

1-Realidade Virtual
O nome dessa tecnologia já é autoexplicativo, pois ela não representada nada menos do que a manifestação do mundo virtual, no real. Inicialmente, a realidade virtual tem mudado ambientes de entretenimento, como filmes, jogos e etc… Mas a probabilidade é que seu impacto vá muito além disso e que ela passe a transformar a forma com que as pessoas interagem tanto com a tecnologia quanto com elas mesmas. As empresas tenderão a utilizar essa tecnologia para a gestão de conhecimento do negócio. Além disso, a RV impactará diretamente a experiência do consumidor. Com ela, será possível criar roupas táteis para facilitar compras online, por exemplo. As pessoas não precisarão mais ir até lugares, pois lugares irão até as pessoas, facilitando diversos processos.

2-Blockchain
Atualmente, o conceito de Blockchain está atrelado à indústria financeira. Mais especificamente, é o sistema de registros que garante a segurança das operações realizadas com Bitcoins, sem a necessidade de um intermediário, como um banco, por exemplo. Mas, a previsão é que futuramente, o Blockchain vá muito além disso. Segundo o Gartner, até 2020, negócios que façam o uso dessa tecnologia irão valer 10 bilhões de dólares. Para as empresas, essa tecnologia significará a segurança de diversos processos que não necessitarão do tal “intermediário” e isso pode ir desde a verificação de identidade até a segurança em cadeias de fornecimento.

3-Inteligência Artificial e Machine Learning
O Machine Learning é uma representação real do que a Inteligência artificial pode significar para o nosso dia-a-dia. Esse conceito se refere ao aprendizado automatizado das máquinas, que passam a realizar predições ou determinações, muitas vezes de forma mais certeira do que muitos humanos fariam. Traduções e carros autônomos exemplificam ações que antes eram impossíveis de se imaginar sem a presença de um humano. Resultados eficazes e estratégias precisas associadas a objetos inteligentes é o que podemos esperar com o uso dessa tecnologia.

4-Internet das Coisas
Não apenas grandes empresas, mas pequenas, médias e até startups podem e devem se beneficiar da revolução da Internet das Coisas em diversas possibilidades: desde o design até a distribuição de um produto ou serviço. Mais do que tornar objetos inteligentes, o conceito de IoT busca interligar todas as formas de tecnologia a diversos ambientes, entregando soluções inovadoras. Já imaginou poder realizar vendas proativas, sabendo exatamente que produtos serão os mais procurados para repô-los antes mesmo de acabar o estoque? Ou monitorar toda entrega de um pacote, desde as condições do produto até informações sobre seu transporte à quilômetros de distância? Pare de imaginar! Basta um olhar diferenciado e você vai perceber que isso já acontece.

5-Gêmeo Digital
Antigamente, só era possível conseguir informações sobre um equipamento com proximidade física, monitorando-o. Mas, graças à tecnologia, já podemos contar o os Gêmeos Digitais (Digital Twin), que nada mais são do que uma cópia virtual de alguns processos que permitirão para as empresas reduzir desperdícios, prever possíveis falhas, reduzir o tempo de produção ou elaborar produtos diferenciados. Segundo o Gartner, dentro de até cinco anos bilhões de coisas serão representadas por essa tecnologia, que com certeza irá agregar valor a todos os processos.

A Indústria 4.0 e a Transformação digital estão mudando completamente a vida das pessoas, inclusive no ambiente corporativo. As empresas precisam enxergar que para crescer, é necessário se atualizar. A tecnologia pode trazer inúmeras facilidades e muito mais valor para o que é e sempre será o centro de todos os processos: o consumidor final.

Posted in Application Development, Frontpage, Professional Services, Solutions, Tests.