CINQ apresenta CINQ Store: eCommerce gamificado para funcionários baseado em Blockchain no IT Talk da HDI Seguros

CINQ apresenta CINQ Store: eCommerce gamificado para funcionários baseado em Blockchain no IT Talk da HDI Seguros

A loja utiliza blockchain hyperledger – fabric na sua composição e os colaboradores trocam suas criptomoedas por produtos e serviços

Na segunda feira, dia 12/08, a HDI Seguros realizou o IT Talk, uma feira de tecnologias para cerca de 450 colaboradores da empresa, das áreas de TI e negócios. A proposta foi incentivar a discussão e demonstração de novas tecnologias, ferramentas e plataformas para contextualização dos projetos atuais e possibilidades de inovação para a empresa e sua cadeia de valor.

O Google Cloud e a CINQ foram convidados especiais para respectivas exposições na feira. Nesta oportunidade, a CINQ apresentou a tecnologia Blockchain e seu novo projeto CINQ Store. Uma loja on-line para colaboradores comprarem produtos oferecidos internamente pela empresa, a qual utiliza como base monetária uma criptomoeda interna baseada em blockchain: CINQ Coin. A loja faz parte da intranet e utiliza Blockchain – Hyperledger – Fabric – na sua composição.

O projeto foi idealizado com o intuito de testar, gerar aprendizado interno e uma prova de conceito da tecnologia Blockchain, além de incentivar o desenvolvimento da cultura voltada às boas práticas de trabalho da empresa e gamificação da intranet da CINQ. Guilherme Trojan, Estagiário de Desenvolvimento Backend do CINQ lab (laboratório de inovação) comentou sobre o projeto: “Blockchain é um banco de dados que mantém o histórico de todas as operações executadas em uma aplicação, de forma a garantir a imutabilidade dos dados. Um dos principais desafios na implementação da Loja foi o uso do framework Hyperledger Fabric. Por ser uma tecnologia emergente, open source e em constante aprimoramento, esta conta com uma comunidade ainda em desenvolvimento, o que fez com que muitas vezes não houvesse documentação ou respostas nos fóruns da área. Assim, instruções de uso e sugestões de correções de problemas eram escassas, o que nos forçou a aprender como resolver estes problemas de forma autônoma”.

Cada colaborador ganha pontos, CINQ Points, na intranet da empresa, a partir do cadastro em dia de atividades, participação nos programas de desenvolvimento profissional, dentre outras ações incentivadas pela organização. Estes pontos tornam-se criptomoedas, CINQ Coins, que podem ser trocadas por produtos como canecas, cadernos, bótons, vale livraria, dentre outros, na CINQ Store.

Marcio Lourenço, Arquiteto de Soluções na CINQ, e um dos colaboradores que participou do teste beta, comentou sobre a experiência de usuário na loja: “Foi boa e interessante, achei a navegabilidade bem fluída e rápida. Acho fantástica a ideia da CINQ Store, presentear os colaboradores por eles cadastrarem as atividades em dia, elaborarem palestras, se dedicarem em certificações etc., eu particularmente acho muito legal… é realmente um GPTW”.

Segundo Carlos Alberto Jayme, Diretor de Crescimento da CINQ, “Muito se fala e pouco se faz com esta tecnologia. Aqui, em casa de ferreiro o espeto deve ser de aço. Já estávamos com dois projetos ativos com o uso de Blockchain, mas queríamos difundir mais este conhecimento com o nosso time e com nossos clientes. Por isto fomos além das apresentações powerpoint para envolver vários colaboradores e provar na prática o uso desta tecnologia. Agradecemos a HDI por nos dar a chance de compartilhar esta experiência”.

Durante o IT Talk, os participantes puderam ter uma experiência da CINQ Store no Stand de Blockchain da parceria entre a CINQ e HDI Seguros. Foram disponibilizadas 4 carteiras que totalizaram 1.000.080 CINQ Coins no CINQ Bank, para compra de brindes personalizados. Os representantes da CINQ, Nôga Simões, Rafael Zabotini e Júlio Quadros auxiliaram no processo de compras, explicando sobre a tecnologia e a sua aplicação.

Daniel Carvalho, Arquiteto de Soluções de TI na HDI Seguros, comentou sobre a experiência Blockchain resultante da parceria entre a HDI e a CINQ: “A HDI prima por soluções humanas, digitais e inovadoras e esta parceria mostrou justamente isto, pois pudemos expor uma aplicação real da utilização da tecnologia Blockchain em uma solução de desenvolvimento organizacional. O IT Talk também contou com apresentações feitas de colaboradores para colaboradores com as seguintes temáticas: APIs e Micro serviços, BI, Segurança da Informação, Ferramentas Colaborativas, DevOps, Checkout, dentre outras. Houve muita troca de conhecimentos e networking, o que favorece ainda mais o excelente clima organizacional na HDI”.

Notícias Relacionadas

 

Fechar Menu