CINQ contribui para projeto acadêmico de estimativa de software

CINQ contribui para projeto acadêmico de estimativa de software

Estimar o esforço de software é um fator chave para projetos na área de TI, pois engloba-se questões como horas de um contrato, força de trabalho e, principalmente: prazos e custos.

Neste ínterim, a busca por precisão no resultado entregue para o cliente pode se tornar um grande desafio, uma vez que informações errôneas podem trazer prejuízos tanto para a empresa fornecedora quanto para o cliente.

Pensando nessas questões, a doutoranda Eliane De Bortoli Fávero, visa desenvolver uma forma de estimar software utilizando técnicas de Processamento de Linguagem Natural e Aprendizado de Máquina. A CINQ demonstra apoio ao projeto ao ceder dados textuais de requisitos de projetos já realizados na empresa.

Formada em Tecnologia em Processamento de Dados pela UTFPR, com especialização em Ciência da Computação pela UFSC, Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR e Doutoranda em Informática pela UFPR, a pesquisadora afirma que o interesse pelas questões a respeito de estimativas de projetos de software surgiu a partir das aulas que a mesma ministrou na UTFPR – Pato Branco, nas quais percebeu a dificuldade em descobrir uma solução efetiva para as estimativas.

Conversamos com Eliane para entender um pouco mais sobre seu projeto, confira a matéria completa aqui.

Fechar Menu