CINQ Lab: Laboratório de Inovação da CINQ

Em sua fase startup, a CINQ começou inovadora. Em 1992, abraçou rapidamente as interfaces gráficas e protocolos de comunicação padronizados. Na sequência desenvolveu e implantou projetos de internet banking e smart cards para transporte público. Em 2000, começou a trabalhar com projetos mobile, ainda com PALM OS e consolidou posteriormente esta área, com desenvolvimentos mobile para Android, iOS e multiplataforma.

Em 2008, para estimular ainda mais a inovação na empresa, criou-se a área de BSDL (Business Solution Design Lab). A área foi concebida com o objetivo de utilizar as tendências e tecnologias de ponta, em conjunto com necessidades de negócio do mercado, para criar soluções inovadoras aplicando conceitos de design thinking. Várias iniciativas foram apresentadas proativamente aos clientes e ao mercado desde então, por exemplo, conseguimos desenvolver apps mobile de forma pioneira para as lojas de aplicativos e para clientes já em 2009. A CINQ já utilizava conceitos de Design Sprint desde 2008, ao desenvolver rapidamente vários POCs (proof of concepts), para tangibilizar necessidades apontadas pelos clientes, especificá-las e transformá-las num protótipo com telas navegáveis.

A área de BSDL se transformou no CINQ Lab, onde estudamos e experimentamos as últimas tendências em tecnologia e aplicamos em negócios. Atualmente, avaliamos e experimentamos principalmente as tecnologias Machine Learning, Deep Learning, Inteligência Artificial e Blockchain. Ao mesmo tempo que nos capacitamos nestas frentes, observamos o mercado para verificar que necessidades podem ser atendidas por estas novas tecnologias.

Após alguns experimentos, pelo menos dois projetos concretos já se encontram em andamento. Um para o mercado externo, que através de aplicação de Machine Learning e Deep Learning, consegue fazer análises preditivas de cancelamentos de voos e disrupção em aeroportos. O segundo caso aplicamos no produto de nossa startup Checkmob, onde algoritmos convencionais de OCR não são suficientes para reconhecer os números impressos em determinadas condições. Neste caso, utilizamos técnicas de Machine Learning para que o algoritmo seja treinado a partir dos vários formatos de dígitos encontrados.

Além da aplicação da nova tecnologia em si, o CINQ Lab também tem como objetivo avaliar e recomendar a melhor experiência de uso para o cliente. Desta forma, designers e analistas de UX compõem o time para que a solução apresente a melhor arquitetura tecnológica e que possibilite a melhor experiência de uso.

Posted in Frontpage, News.