CINQ Technologies participa de Encontro sobre a Nova Economia

CINQ Technologies participa de Encontro sobre a Nova Economia

O evento foi organizado pela Rumo e discutiu temas como Glocal e Transformação Digital

No dia 09 de julho de 2019, aconteceu no Distrito Spark CWB o encontro mensal de inovação organizado pela Rumo, cujo tema foi a Nova Economia. O meetup contou com speakers da CINQ, EBANX, SEBRAE, Startse, Bosch, dentre outros. Estivemos representados no painel de Transformação Digital por meio do nosso CGO, Carlos Alberto Jayme.

A abertura do evento foi feita pelo CTO da Rumo, Rubio Potzmann, o qual falou sobre o foco das organizações nas pessoas e da importância destas em fazer as coisas acontecerem. Atualmente, as contratações prezam muito pelo alinhamento cultural entre as partes, de forma que os colaboradores tenham um propósito afim com a companhia e acreditem na empresa ou startup. Ele também comentou que o paradigma da mais valia está sendo quebrado, pois hoje em dia os profissionais que ajudam a construir grandes coisas nas empresas enriquecem junto com as mesmas.

O primeiro painel foi sobre a temática Glocal, ou seja, sobre a necessidade de se pensar globalmente e agir localmente. Dentre os tópicos discutidos, falou-se sobre a China, uma vez que é um ecossistema de inovação que vem ganhando cada vez mais relevância. Verifica-se características fortes nacionalistas neste país, por privilegiarem bastante os próprios produtos e serviços. Por exemplo, a fila da Xiaomi é maior do que a da Apple no lançamento de produtos.

Também se falou sobre a importância da boa execução nas organizações, já que o que conta é a prática e as relações duradouras com os clientes. Outro tópico abordado foi o design da informação, ou seja, o quão importante é a imersão no universo cultural e do produto/serviço com o qual se trabalha, principalmente no contexto em que há pessoas de vários países atuando em conjunto.

O segundo painel tratou da temática Transformação Digital. O debate abordou o fato de que a transformação é dolorosa, mas que a mudança impõe um novo mundo que se abre. A forma de pensar e de se posicionar perante os problemas de uma forma diferente é a chave para transformar os negócios digitalmente. Quando há mudanças disruptivas de modelos de negócio, há confusão, como greves que aconteceram no lançamento de aplicativos como uber, 99 e inconformismo dos taxistas.

Tem-se responsabilidade compartilhada neste movimento de digital transformation, sendo que é importante criar canais de confiança e ambiente propício para a inovação acontecer. Por fim, falou-se sobre a importância intrínseca das pessoas no sentido de construir relações de parceria e que a era atual não é das máquinas e sim do ser humano como protagonista do futuro.

De acordo com Frederico Westphalen, que participou como ouvinte do encontro: “É muito enriquecedor participar de eventos como este, pois absorvemos outras visões do mercado global, além de coletar dicas valiosas devido à dinâmica do meetup. O ecossistema curitibano foi comparado a outros mundiais, e concluí que estamos ganhando destaque rapidamente, tanto em âmbito nacional quanto global. A união e a troca de experiências, de modo horizontal, fará de fato a sociedade mais eficiente com soluções de valor.”

Notícias Relacionadas

SEGS – CINQ Technologies participa de Encontro sobre a Nova Economia

Tech News Parana – CINQ Technologies participa de Encontro sobre a Nova Economia

Fechar Menu