CINQ Technologies – Projeto de IoT interno: Gerenciamento do ar condicionado

CINQ Technologies – Projeto de IoT interno: Gerenciamento do ar condicionado

A digitalização do controle do ar condicionado possibilitou programar o horário de funcionamento e padrões de acordo com as normas recomendadas pela ANVISA.

 

Ícone com uma tag html, mobile, desktop e armazenamento em nuvem.

Desenvolvimento Ágil de Software

 

Ícone de nuvem, sinal e conexão.

Internet Of  Things

 

Sobre o cliente

A CINQ une pessoas e tecnologias para melhorar os negócios de outras empresas. Por meio de métodos ágeis, Design Thinking, Gestão da Inovação e OKRs entregamos soluções customizadas de software.

Somos uma multinacional de consultoria em TI com aproximadamente 300 funcionários e um escritório principal de 1200 m², onde ficam 200 dos colaboradores. Nossa jornada de trabalho é flexível, o que faz com que a circulação de pessoas aconteça em horários diversos.

 

 O desafio

Devido ao aumento do número de colaboradores, e a mudança de sede do escritório principal, a empresa estava enfrentando problemas para controlar o ar condicionado. Cada colaborador desejava uma temperatura diferente e havia mudanças constantes da mesma.

Assim, surgiu a demanda de um controle centralizado para todos os ambientes, de forma a automatizar o ar condicionado e evitar mudanças constantes de temperatura.

 

A solução

Foi desenvolvido um sistema IoT baseado em um painel de controle para realizar as ações via internet. Utilizando um controlador com WiFi conhecido como ‘NodeMCU’ (microcontrolador ESP8266) e linguagem de programação C++ criamos uma placa de circuito personalizada para o projeto. Dividiu-se a empresa em quatro seções e foi realizada a instalação de cabos de redes com emissores de infravermelho para emitir sinais para os receptores de cada ar condicionado, atualmente 3 por seção. Apesar de seccionado fisicamente, os comandos ainda são enviados iguais para todos os aparelhos. Está em andamento uma setorização efetiva para a próxima versão.

Arquitetura da solução do case
Arquitetura da solução – Gerenciamento do ar condicionado

 

Ao acessar o painel de controle do ar condicionado no browser é possível, a partir de usuário e senha, programar a hora para ligar e para desligar o ar condicionado, configurar a temperatura e a velocidade do ar e caso seja necessário pode-se também forçar o ligamento ou desligamento imediato.

 

Dashboard para gerenciamento por setor

 

Dashboard calendário de agendamentos e controle de temperatura

 

Tecnologias utilizadas

Resultados obtidos

  • Transformamos um serviço manual e diariamente repetitivo em algo simples, ágil e programável.
  • Programação e controle imediatos são realizados apenas por pessoas responsáveis – é necessário usuário e senha.
  • Agora é possível programar o horário para ligar e desligar o ar condicionado, assim como o ajuste da temperatura, dependendo do horário de trabalho da empresa, o que possibilita agilidade e economia de energia.
  • A solução desenvolvida internamente gerou uma economia de 90% do valor que seria pago para solução de mercado. 

 

 

Fechar Menu