Colaborador da CINQ Technologies em Ponta Grossa é um dos finalistas do NASA Space Apps Challenge

Colaborador da CINQ Technologies em Ponta Grossa é um dos finalistas do NASA Space Apps Challenge

O NASA Space Apps Challenge – o maior hackathon da galáxia, aconteceu em Ponta Grossa entre os dias 19 e 21 de outubro desse ano. A competição internacional foi realizada simultaneamente em várias cidades do mundo e, na cidade paranaense, o evento foi sediado pela Unicesumar/PG.

Os desafios eram de cunho tecnológico e humanitário e os participantes tinham 24 horas para desenvolver uma ideia que solucionasse um dos 20 problemas disponibilizados no site da NASA.

O colaborador da CINQ Ponta Grossa, César Schneider, integrou o grupo que venceu o primeiro lugar. Eles escolheram um desafio onde precisavam propor uma solução inovadora e criativa para auxiliar os moradores de regiões suscetíveis a desastres naturais – ou localidades próximas – por meio de um checklist e de informações e insights que seriam extraídos dos dados de satélites e dos portais da NASA.

A resolução encontrada pelo time foi o desenvolvimento de um aplicativo onde a tela inicial continha um checklist que seria ativado quando o desastre fosse acontecer, de acordo com os dados dos satélites da NASA. Assim, as pessoas poderiam ver os itens essenciais, além de uma tela informativa sobre o desastre iminente e uma rota de fuga que garantia chances reais de sobreviver.

Após conquistarem a vitória regional, o próximo passo é passar pela fase global da competição. A divulgação dos resultados dos vencedores ocorrerá no início de janeiro. Os vencedores globais ganharão convites para presenciar o lançamento de um foguete na central de lançamento de foguetes da NASA em Orlando, FL.

De acordo com César Schneider:

“O evento foi uma oportunidade para os interessados conhecerem sobre estas novas práticas como Hackathon, Design Thinking e, falando por todos os participantes, de nossa equipe e das demais, uma oportunidade para nos conhecermos e interagirmos com pessoas que gostam deste ambiente de competição saudável, onde as equipes trocam conhecimentos e buscam maneiras inovadoras de solucionar problemas complexos através de dados e da metodologia mão na massa, fazendo com que estejamos, durante aquele período de desenvolvimento da solução, imersos na vasta gama de possibilidades que nossa mente traz à tona.”

Links relacionados:

Inforchannel – Colaborador da CINQ Technologies em Ponta Grossa é um dos finalistas do NASA Space Apps Challenge

Technewsparana – Colaborador da CINQ Technologies em Ponta Grossa é um dos finalistas do NASA Space Apps Challenge

Paranashop – Colaborador da CINQ Technologies em Ponta Grossa é um dos finalista do NASA Space Apps Challenge

Fechar Menu