Cultura Ágil Consolidada
10 Anos de Experiência em Projetos com o Framework Scrum
Solicite seu projeto!

10 anos

Cultura Agile Scrum

480

Projetos Implantados

1.350.000

Horas de Desenvolvimento

Desenvolvimento Ágil de Software

CINQ Technologies

Conheça o método de desenvolvimento ágil de software e transforme o seu negócio

Vivemos em uma era de constante transformação tecnológica, em que a adaptação rápida é necessária, principalmente no contexto de projetos de desenvolvimento de software.

Com o objetivo de entregar soluções customizadas de valor e qualidade, que atendam às demandas de nossos clientes, utilizamos o método Agile Scrum desde 2008.

Nos baseamos no Framework Scrum e no grupo de práticas, procedimentos e ferramentas ágeis para conduzir o desenvolvimento de projetos de software inovadores e de missão crítica para os clientes CINQ.

Por que a CINQ utiliza o Agile Scrum?

Somos a extensão dos times de desenvolvimento de software dos nossos clientes. Em projetos ágeis, o objetivo é entregar valor ao cliente periodicamente, resultando em um software funcional e intuitivo ao usuário final, atendendo às demandas corretamente.

Diferentemente de um projeto gerenciado no modelo cascata, o método ágil permite entregas de real valor para o negócio de forma frequente, uma vez que o Scrum se assemelha a sistemas evolucionários, adaptativos e autocorretivos, em que todos no time de desenvolvimento e demais envolvidos do cliente são responsáveis pelos resultados.

A apresentação de resultados parciais é a garantia do progresso!

O Scrum é simples! Quando começamos um projeto, por que não verificar em intervalos regulares se ele está indo no caminho certo e se as funcionalidades entregues são o que o cliente realmente espera? No Scrum, chamamos esses ciclos de Sprints.

Assim, evitamos que os nossos clientes esperem meses para começar a utilizar a aplicação. O fato de utilizarmos métodos ágeis possibilita a realização de entregas parciais do software com funcionalidades relevantes em cada Sprint. Com isso, o cliente pode testar as novas funcionalidades, ter a certeza de que o projeto está avançando na direção correta e evitar o impacto de uma homologação única.

Conheça o Framework Scrum:

Para iniciar, reconhecemos as necessidades do cliente por meio das práticas criativas de Design Thinking e realizamos a identificação do backlog das estórias para a criação da solução.

2 - Development Team

Definimos equipes multidisciplinares, contando sempre com Scrum Master, Product Owner, Analistas de UX, Desenvolvedores e Testadores. O framework Scrum utilizado na CINQ otimiza a flexibilidade, criatividade e produtividade.

3 - Sprint Planning

A Sprint Planning ocorre sempre no 1° dia da Sprint. O time se reúne para identificar quais itens do backlog farão parte da Sprint com base na priorização de itens pelo Product Owner. As estimativas de complexidade e quantidade de trabalho também são consideradas na priorização do backlog.

4 - Sprints

Após a reunião de planejamento, o time inicia o desenvolvimento que pode durar de 1 a 4 semanas, de acordo com a realidade de cada projeto. Sprints são períodos definidos com um conjunto de atividades pré-estabelecidas que englobam a construção das partes de um projeto, tanto em questões visuais quanto funcionais.

5 - Daily Meeting

Durante a Sprint, a equipe faz reuniões diárias de no máximo 15 minutos, em que cada membro do time compartilha o que fez desde a última reunião, o que fará em seguida e se há algum impedimento para realizar suas atividades. O Scrum Master anota os impedimentos para tratá-los após a reunião.

6 - Backlog Refinement

O objetivo do refinamento do backlog  é obter um detalhamento maior sobre as Sprints futuras. O Scrum Master e o time apresentam as dúvidas e solicitam os esclarecimentos necessários para o Product Owner.

7 - Sprint Review

Foco no produto

Ao final da Sprint, o time de desenvolvimento apresenta o que foi construído para o Product Owner, que determinará se os itens desenvolvidos serão aceitos ou não. Ajustes necessários voltam para o Product Backlog para serem tratados em uma Sprint posterior.

8 - Sprint Retrospective

Foco no processo

Nesta fase, o time realiza uma retrospectiva dos pontos positivos e de atenção da Sprint com enfoque na otimização do processo e planejamento de ações de melhoria para a próxima entrega. Com o apoio do Scrum Master, o time chega a um consenso para equacionarem os itens apontados.

9 - Entrega de Incrementos

Ao final de cada Sprint são entregues partes do software que agregam funcionalidades ao produto, até a sua conclusão.

Cultura Ágil na CINQ

O time ágil atua de acordo com os princípios do Scrum, de forma a organizar o trabalho em Sprints, realizar entregas periódicas e manter o foco no valor do negócio entregue, realizando as seguintes atividades: Desenvolvimento, UX, Testes, DevOps, Manutenção, Suporte e Melhorias. Para isso, a CINQ conta com profissionais certificados e treinamentos internos para que os colaboradores se adaptem ao modo ágil de cooperar, desenvolver e entregar.

Manifesto Ágil do Time CINQ

1

Somos um time
e respeitamos uns
aos outros;

2

Admitimos
nossas falhas;

3

Não vemos riscos
como impedimentos;

4

Somos agnósticos
em tecnologia;

5

Entendemos a
importância dos
processos de qualidade
e agimos de acordo;

6

Nosso objetivo é
gerar valor aos
nossos clientes;

7

Somos exigentes;

8

Adoramos aprender
e aplicar tecnologias
inovadoras;

9

Somos ágeis e
praticamos
a agilidade.

Ferramentas Ágeis

Utilizamos ferramentas ágeis que ajudam o time a ser mais produtivo e a entregar produtos de maior qualidade, além de facilitar a comunicação com o cliente integrando-o 100% ao dia-a-dia do projeto!

Fechar Menu