Ionic development experience

Desenvolvimento Mobile Multiplataforma – Uma experiência positiva com o Ionic

A simplicidade e versatilidade do Ionic (Advanced HTML5 Hybrid Mobile App Framework) proporciona o desenvolvimento de aplicações multiplataforma de alta produtividade e qualidade. Por ser compatível com vários tipos de dispositivos, Mobile ou Web, o framework Ionic, tendo como base o Apache Cordova e AngularJS 2.0, permite que soluções sejam desenvolvidas apenas uma vez. Sendo assim, a necessidade de elaborar uma versão nativa de uma aplicação para cada sistema operacional (iOS, Android, etc) é descartada.

Atualizados frequentemente, os sistemas operacionais necessitam que os aplicativos os acompanhem e se adaptem realizando atualizações próprias. Com os ambientes multiplataforma, as atualizações também são realizadas apenas uma vez, sem que haja a necessidade de desenvolver individualmente para cada sistema operacional.

Mesclando tecnologias como HTML5, Javascript e CSS3, o Ionic disponibiliza a integração de diversos frameworks, que resultam em soluções práticas, rápidas, multifuncionais e de orçamento reduzido.

Recentemente, a CINQ foi contratada para desenvolver uma solução mobile, com apps nativos, nas plataformas Android e iOS para um cliente do setor de Telecom. Após avaliar a real necessidade do cliente, a empresa recomendou evitar o desenvolvimento nativo e adotar uma solução multiplataforma, ou seja, a partir de um único código fonte gerar os aplicativos para os ambientes alvo. O argumento convincente para o cliente foi o fato de dois projetos serem reduzidos a um único, com custo e prazo de manutenção e evolução menor.

A experimentação com ambientes multiplataforma para desenvolvimento mobile começou há alguns meses no CINQ Lab – Laboratório de Inovação de Soluções de Negócio da empresa. Após experimentar ferramentas como Embarcadero, Phonegap, Xamarin, Cordova, em conjunto com o cliente, decidiu-se pelo Ionic.

Mesmo com os desafios de UX (user experience) necessários para o projeto, o caminho escolhido permitiu o desenvolvimento de apps com excelente usabilidade, performance, confiabilidade e dentro do prazo de duas sprints, considerando a metodologia Agile Scrum adotada no projeto.

Posted in CINQ in the Media, Frontpage, News and tagged , , , , , , , , .