Fomos finalistas do Prêmio Nacional de Inovação

Fomos finalistas do Prêmio Nacional de Inovação

Confira o processo que participamos na categoria Gestão da Inovação

Ficamos entre as 3 finalistas do Prêmio Nacional de Inovação na categoria Gestão da Inovação – Médias Empresas. A premiação que aconteceu durante a noite de segunda-feira (10/06) em São Paulo no Expo Exhibition & Convention Center tem como objetivo incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de Inovação e Gestão da Inovação nas organizações que atuam no Brasil. É uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O prêmio contou com a participação de importantes corporações, como Boticário (PR) concorrendo nas categorias Inovação de Produto e Inovação em Marketing, Natura (SP) em Inovação de Produto, Processo, Marketing e Gestão da Inovação – Grandes Empresas, além da WEG (SC) e diversas outras empresas que estão contribuindo para a inovação nacional.

Carlos Alberto Jayme, Chief Growth Officer aqui da CINQ, fala sobre a experiência da multinacional de TI estar entre as finalistas do prêmio: “este é um momento extremamente especial para todos nós da CINQ Technologies, pois estar entre as 3 empresas finalistas no Prêmio Nacional de Inovação, categoria Gestão da Inovação, nos enche de orgulho e gratidão. A inovação está em nosso DNA, em nossa marca. Se estamos no mercado há mais de 27 anos é porque a empresa sempre procurou se transformar ao longo dos vários ciclos econômicos e tecnológicos se adaptando e até se antecipando a mudanças impactantes. Assim surfamos as várias ondas tecnológicas e conseguimos crescer até em momentos de crise.”

Antes da seleção de finalistas do Prêmio Nacional de Inovação as empresas passaram por quatro etapas. Inscrição, o processo de apresentação de candidatura, contou com um questionário de 60 perguntas de autoavaliação que resultava em um Perfil de Inovação para a empresa – para se candidatar dentro das modalidades do prêmio. A segunda etapa foi a validação virtual, na qual as empresas enviaram evidências e foi realizada uma análise profunda das informações. Depois foram feitas visitas de avaliação, a terceira etapa, para uma análise presencial nas empresas candidatas. E, assim, a Banca de Juízes avaliou as características e resultados das empresas e definiram os finalistas e vencedores.

A categoria de Gestão da Inovação, em que fomos eleitos a partir das etapas para a visita presencial, abrange organizações que por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas produziram um ambiente proveitoso à geração de inovações. A avaliação identificou o nível da capacidade de inovação, em função da aderência a um conjunto de fundamentos e o grau de resultados efetivos obtidos pela organização.

Jayme descreve a CINQ como “uma empresa que explora e aprende rapidamente as novas tecnologias relevantes para desenvolver, de forma antecipada, soluções inovadoras para seus clientes no Brasil e no exterior. Este é o foco da inovação na CINQ. Trabalhamos nas bordas das tecnologias e das tendências e isto impõe riscos”.

Sobre a categoria Gestão da Inovação Jayme comenta: “temos dois ambientes nobres em inovação em nossa empresa: uma área aberta para experimentação, o CINQ Lab, e uma área grande de aprendizado, compartilhamento, treinamento e Design Thinking, o CINQ Tech. A inovação que no começo dependia de alguns profissionais, hoje faz parte de nossa cultura organizacional. Acredito que este importante reconhecimento chega na hora certa, pois saímos de um modelo de processos de Gestão da Inovação para um modelo de Gestão da Cultura de Pensamento Inovador, de Experimentação e de Aprendizado. Estas iniciativas engajaram o time”.

De acordo com Nôga Simões, Innovation and Marketing Manager aqui na CINQ Technologies, “é muito gratificante fazer parte de uma empresa que tem a inovação em seu DNA, desde o nome, que considera os três pilares – comprometimento, inovação e qualidade, que permeiam todo o Time CINQ e entregas de valor para nossos clientes internos e externos. Este reconhecimento é de toda a companhia, pois temos vivenciado um período de grandes transformações digitais internas e externas, por meio do Design Thinking, métodos ágeis e auto-responsabilidade dos colaboradores para com seu próprio aprendizado e da empresa como um todo. Afinal, gestão da inovação é um processo de transformação de cultura”.

Parabéns ao nosso time por estar entre as top 3 finalistas do Prêmio Nacional de Inovação, esse reconhecimento em nível nacional significa muito para a empresa e reflete os esforços, atividades desempenhadas e programas aplicados que foram desenvolvidos. “Esta conquista é fruto de muitas mãos e iniciativas.  A CINQ sempre procurou participar de vários ecossistemas externos para ampliar suas conexões, mas foi através do incentivo das conexões internas, que a cultura de inovação e aprendizado se ampliou.  Dedico este destacado reconhecimento a todo o #timeCINQ e a todos os clientes e parceiros que nos estimulam sempre a pensar lá fora e bem longe da caixa”, finaliza Jayme.

 

Fechar Menu