Aplicativo Chave na Mão Manobra gera transformação digital em pátios de vagões da Rumo

Aplicativo Chave na Mão Manobra gera transformação digital em pátios de vagões da Rumo

 

O aplicativo Chave na Mão Manobra, idealizado pela Rumo e desenvolvido pela CINQ Technologies, ajudou a empresa de logística a aumentar a eficiência operacional e cumprir com seus objetivos estratégicos


A transformação digital nas indústrias também denominada de Indústria 4.0 é uma realidade no Brasil e no mundo. Isso não poderia ser diferente para a Rumo, a maior operadora de ferrovias do Brasil, a qual é referência internacional. A empresa nos últimos anos, tem investido em inovação para automatizar seus processos, sendo que um exemplo disso é o projeto Chave na Mão Manobra, desenvolvido pela CINQ Technologies, a qual atua globalmente em projetos inovadores e de missão crítica.

Para realização do processo chamado manobra, o qual acontece nos pátios de carregamento e descarregamento de vagões da Companhia, anteriormente a comunicação entre o centro de controle e as equipes de manobras era realizada apenas via rádio. Porém, esse processo era frágil, podendo gerar ruídos na comunicação entre os times de campo com o centro de controle. Ademais, o controle e reporte de problemas eram realizados de forma manuscrita. E, por não serem compilados, não geravam inputs do processo, impossibilitando, assim, os outputs, como identificação de motivos de atrasos. A partir desses problemas, surgiu a ideia do aplicativo Chave na Mão Manobra.

No processo de construção dessa solução, os experts em desenvolvimento de software da CINQ, realizaram um projeto de User Experience (UX), com o intuito de compreender a jornada do usuário final e também tomar decisões eficazes no desenvolvimento do aplicativo. Durante o projeto, a criação de protótipos e entrevistas com usuários finais, possibilitaram que todos os aspectos do processo fossem compreendidos e incorporados nessa solução.
Leia a matéria completa em Inforchannel.

Fechar Menu