Passageiros conectados e satisfeitos

Ao pensar em aeroportos, imagens caóticas surgem no imaginário de muitas pessoas. No entanto, diversas tecnologias já são pensadas e utilizadas para descomplicar as viagens e tornar agradável aos passageiros. Os impactos já são percebidos, e a tendência é que consigamos automatizar cada vez mais esses serviços.

O Passenger IT Trends Survey 2017, realizado pela SITA, tem como objetivo observar o comportamento dos passageiros em diversas etapas de viagens. Neste ano, a pesquisa revelou que aqueles que utilizam os serviços tecnológicos oferecidos por aeroportos e companhias aéreas, demonstraram maior satisfação com os serviços.

É importante observar que, nos processos de reserva e compra de passagens, o serviço online já é dominante no mercado, e o objetivo é que, operações como check-in, identificação e rastreamento de bagagem também sejam automatizados e tornem-se hábitos dos passageiros.

Dados da pesquisa também apontaram que uma grande porcentagem dos usuários utilizaria aplicativos que notificassem importantes informações sobre embarque e suas bagagens. Essa não é uma realidade muito distante, pois uma resolução da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), define que as companhias aéreas devem oferecer o serviço de rastreamento e notificar os passageiros a respeito de suas bagagens.

Em uma era de passageiros conectados, onde 98% deles carregam pelo menos um dispositivo mobile em suas viagens, e pelo menos 50% deles utilizam wi-fi oferecida pelos aeroportos e estabelecimentos, a tecnologia torna-se uma grande aliada do ramo, reduzindo erros de operação e otimizando os serviços.

“Os aeroportos e companhias aéreas possuem uma grande chance de melhorar a experiência dos passageiros, mas devem garantir que estes serviços sejam simplificados para que uma grande variedade de passageiros consiga utilizar”, afirma Barbara Dalibard, CEO da SITA.

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