RUMO Logística – App Chave na Mão

RUMO Logística – App Chave na Mão

O aplicativo Chave na Mão Manobra, desenvolvido pela CINQ Technologies com framework Scrum, ajudou a Rumo a aumentar a eficiência operacional.

 

Aplicações Mobile

Sobre o cliente

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. Sua base de ativos inclui uma rede ferroviária formada por quatro concessões que totalizam mais de 12 mil km de linhas férreas, 1.000 locomotivas e 25.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.

O desafio

Existe hoje um processo conhecido como “manobra” que ocorre nos pátios de carregamento e descarregamento de vagões Rumo, em locais como Santos e Paranaguá. O planejamento dessas manobras é feito no Centro de Controle de Pátio (CCP) pelos operadores e era comunicado via rádio para a equipe de campo (maquinistas e manobradores).

Os principais desafios da Rumo neste processo eram:

– Otimizar a comunicação entre CCP/Manobrador/Maquinista, substituindo a comunicação via rádio por um aplicativo

– Ampliar a visão sobre o processo real-time

– Levantar dados de campo para auxiliar em futuras análises e otimizações do processo.

 

“O maior desafio do ponto de vista do negócio foi entender fundo necessidade do cliente para  que pudéssemos substituir a comunicação via  rádio pelo aplicativo”. 

Daniel Bastos – Scrum Master

A solução

Para o desenvolvimento do Aplicativo, um time dedicado de 6 pessoas da CINQ Technologies trabalhou utilizando a  Metodologia Ágil e o Framework Scrum, buscando uma comunicação mais próxima com o cliente e melhor visibilidade do andamento do projeto.

 

“O modo de trabalho da CINQ é muito dinâmico  e por isso, a cada entrega víamos facilmente o que a equipe havia desenvolvido e testado. Tivemos agilidade na identificação do problema e trabalhamos em conjunto para chegar na melhor proposta de solução.”

Rafael Pinto – Product Owner

 

Para que a Rumo realmente conseguisse substituir o rádio pelo app Chave na Mão e tivesse adesão dos maquinistas (usuários finais), foi desenvolvido um projeto de UX (User Experience) pela designer do time. Esta fase foi essencial para o sucesso do projeto, pois foi possível entender e identificar a jornada do usuário e pensar em soluções de interface que fossem ideais tanto do ponto de vista do design como também da tecnologia utilizada.

 

“Na CINQ a gente envolve a experiência do usuário desde o começo dos projetos; é comum que designers estejam presente desde o levantamento de requisitos com os clientes, ajudando a entender problema do usuário e construindo juntos uma ideia de solução. Também são feitos mapeamentos de jornada do usuário e visitas à campo para entender todos os contextos de uso daquele  futuro produto ou serviço.”

Raquel Prado – Analista de Usabilidade

 

Durante o projeto a equipe identificou funcionalidades que não eram prioritárias no momento e que poderiam atrasar a entrega do sistema. Por isso, foram feitos refinamentos de backlog em conjunto com o Product Owner.

Os refinamentos foram determinantes para a entrega do projeto no tempo esperado pelo cliente, podendo ser utilizado e testado em campo o quanto antes.

 

“Utilizar o framework scrum nos permite alterar o escopo do projeto, adaptando as entregas de acordo com as necessidades do cliente e com a percepção e aprendizado do time durante as sprints.”

Daniel Bastos – Scrum Master

 

Tecnologias utilizadas

O maior desafio técnico da solução era trabalhar com o software legado da Rumo (CCP), que seria integrado com o aplicativo através da tecnologia SOA da Oracle.

 

“ A CINQ já tinha conhecimento sobre a tecnologia e pudemos contar com o seu apoio para manutenções, mesmo nossas operações rodando 24h.”

Rafael Pinto – Product Owner

 

Resultados obtidos

    • Cliente 100% satisfeito com o projeto, conforme pesquisa de qualidade realizada
    • Projeto entregue em 4 meses, devido à alta produtividade da equipe CINQ e ao engajamento do cliente com o projeto
    • Usabilidade do sistema, uma vez que o projeto teve fases de experimentação com o usuário final
    • Equipe CINQ premiada por produtividade, por meio de programa interno de qualidade
  • Aplicativo implementado com sucesso em 2 pátios da Rumo

Hoje, a equipe de planejamento de manobras consegue visualizar em tempo real a localização da equipe de campo, a comunicação entre maquinistas e operadores do centro de controle de pátio foi otimizada e a Rumo mantém uma base de dados do que acontece nas manobras para tomar futuras decisões estratégicas.

 

Fechar Menu