RUMO Logística – App Controle de Perdas
Desenvolvimento ágil de software e Design de Soluções de Software da CINQ Technologies, para Rumo Logística.

RUMO Logística – App Controle de Perdas

A otimização da operação e satisfação da equipe de campo foram pontos de destaques dessa aplicação

 

Desenvolvimento Ágil de Software

 

Design de Soluções de Software

 

 

Sobre o cliente

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. Sua base de ativos inclui uma rede ferroviária formada por quatro concessões que totalizam mais de 12 mil km de linhas férreas, 1.000 locomotivas e 25.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.

A Rumo tem incentivado na equipe uma atitude proativa e de busca pela inovação, em que os colaboradores podem identificar oportunidades de soluções.

 

 O desafio

Antes de iniciar e ao finalizar o transporte de uma carga, todos os vagões passam por uma vistoria. Se houver uma diferença no peso ou avaria na carga, em relação ao que tinha na saída, o time de campo da Rumo realiza um TFA – Termo de Falta ou Avaria.

Este termo, era em formato de um grande bloco de papel, com uma série de checklists que precisavam ser preenchidos manualmente sobre cada vagão. O processo de preenchimento durava por volta de 20 minutos por vagão, e, por muitas vezes precisava ser realizado em condições de tempo ruins, o que poderia danificar os documentos.

Após a realização da vistoria, os documentos eram enviados para um ponto de apoio, onde eram transcritos para um sistema, e então enviados para o cliente, por meio de um portal online.

Todo esse processo poderia durar até uma semana para chegar no cliente e ser autorizado, além de resultar em um grande gasto em impressões e papéis mensalmente.

 

A solução

Para otimizar o processo, a melhor solução encontrada foi a criação de um aplicativo, no qual os operadores conseguem realizar já digitalmente a vistoria, enviando automaticamente para o sistema e, consequentemente, para o cliente. Após a análise funcional, a Rumo utilizou de técnicas de Design Thinking para prototipar as telas e analisar a experiência do usuário, para validar assim, o aplicativo.

O projeto foi realizado com a utilização do método ágil, sendo que foi dividido em 6 sprints, com duração de aproximadamente 7 meses. Durante o período, foi realizado o desenvolvimento do aplicativo, a integração para o sistema interno da Rumo e a integração para o sistema utilizado pelos clientes.

 

 

 

 

“O projeto em si agrega bastante para Rumo, no sentido que a gente teve um ganho muito grande com esse projeto: seja ele financeiro, ou, na minha visão, até muito com relação ao pessoal. O objetivo do APP era tirar um pouco do cenário de papel e agilizar o processo em campo. Eles gostaram muito, pois facilitou o processo deles.”

Matheus Polizel – Analista Funcional da Rumo.

 

O laudo que anteriormente durava 20 minutos por vagão passou a levar 2 minutos com o app. Além disso, com a integração do aplicativo com o sistema interno, a inserção de dados passa a ser imediata, uma vez que não era mais necessária a transcrição dos laudos de vistoria. Com a otimização desses processos, foi possível aumentar a produtividade da equipe de campo, quase triplicando o número de TFAs realizadas anualmente.

 

“O volume de TFAs é muito grande, antes do aplicativo eram em média 20mil/ano, a meta para esse ano são 50 mil. A companhia ganhou muito com isso, em relação a prazo e à resolução desse problema com o cliente. O que mais impactava no meu ponto de vista era a operação da companhia, ela precisava ser mais ágil nesse ponto.” 

Andre Cioatto – Gerente de Projetos da Rumo

 

Tecnologias utilizadas

 

 

Resultados obtidos

  • Redução de custos e impacto ambiental;
  • Otimização do processo, o que antes levava aproximadamente uma semana, passa a ser instantâneo;
  • Aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores que operam em campo.

 

 

 

 

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