Talentos fora dos grandes centros

Talentos fora dos grandes centros

  • Post Author:
  • Post Category:Sem categoria

CINQ Ponta Grossa realiza Meetup para discutir sobre como reter os talentos na cidade

Talentos, um tópico muito discutido nos grandes centros, polos produtivos e com grande concorrência pelas vagas. Empresas buscam reter seus profissionais e estão constantemente procurando por novos, ao mesmo tempo que pessoas com conhecimento especializado na área de TI disputam por oportunidades nestas empresas. O diferencial neste momento são os talentos.

Esta discussão não permeia mais apenas os grandes centros, outras cidades têm se destacado em setores como tecnologia e já estão vivenciando esta situação. Aqui na CINQ, entendendo que não apenas dentro das capitais ou regiões metropolitanas concentram-se os talentos, atuamos desde 2011 em Ponta Grossa desenvolvendo atividades na cidade que é ranqueada como uma das 100 melhores cidades do Brasil segundo pesquisa do IGM (Índice de Governança Municipal) publicada em 2019.

Dentre os pontos que nos atraíram para sediarmos nossas operações em Ponta Grossa, é interessante citar sua proximidade com a capital. Segundo Aldir Brandão – nosso CTO (Chief Technology Officer) e Sócio, “a proximidade facilita a presença”, além da competência profissional que os colaboradores de Ponta Grossa já demonstravam no trabalho na CINQ em Curitiba, quando ainda não havia sido implantada a filial em Ponta Grossa. Com o decorrer desta boa relação entre profissionais e empresa, a ideia de estar cada vez mais presente na maior cidade dos Campos Gerais evoluiu para a concretização deste objetivo.

Em 2019, o ciclo de transformações da CINQ PG não parou. Ao final do ano mudamos de escritório, nos possibilitando um espaço maior para crescermos na cidade. Assim, como forma de estarmos mais presentes no cenário tecnológico da cidade, contamos com um meetup, realizado em 09 de dezembro, para firmarmos este compromisso de encontrarmos talentos para colaborarem com a CINQ durante esta fase de ampliação da equipe na cidade.

Aldir Brandão CTO e Sócio na CINQ

Durante o meetup, algumas informações interessantes foram compartilhadas por Tônia Mansani – Coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da cidade de Ponta Grossa e Luciano Döll – Professor e Coordenador de Estágio na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Contamos também com a presença de Aldir Brandão, nosso CTO e Sócio, bem como Bárbara Ritzmann – Gerente de Desenvolvimento Organizacional da CINQ, que realizou a mediação e direcionamento dos temas da conversa.

Tônia afirma que Ponta Grossa possui grandes áreas de atuação como:agronegócio, mecatrônica, tecnologia da informação e comunicação, engenharia química e de materiais. Estes campos impulsionam a inovação na região e corroboram em um movimento que vem se expandindo e trazendo conquistas para a região, como o Centro de Cultura e Inovação, no qual são realizados meetups mensais abertos ao público e o Parque Ecotecnológico, em que estarão alocadas organizações tais quais o SEBRAE, Frísia e KMM.

Luciano, por outro lado, contribuiu de forma sólida enfatizando as diferenças culturais da geração atual, para a qual o propósito atua como grande motivador em questões profissionais e pessoais. Döll também ressaltou que empresas não devem buscar empregados e sim intraempreendedores que atuem energicamente e incitem os diretores, sócios e gestores em geral a “vestirem os sapatos” dos jovens talentos, os auxiliando a obterem lifelong learning  (aprendizado continuado), o que os transformará em diferenciais no mercado atual, que segue em contínua transformação.

Por fim, tivemos muita conversa e networking, momento no qual os participantes comentaram sobre as oportunidades que a inovação aberta gerar para Ponta Grossa e região. Estas são possibilitadas pelas conexões dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo, que são alimentados com zelo e produtividade aqui em Ponta Grossa por Tônia Mansani, Luciano Döll e demais organizações e, em Curitiba, por Cris Alessi – Presidente na Agência Curitiba de Desenvolvimento, o #TimeCINQ e as organizações de Curitiba e região.

– Por César Schneider, Desenvolvimento Organizacional na CINQ.