UX Design: A experiência do usuário em foco

Conquistar o consumidor por meio da experiência com um produto ou serviço é uma preocupação de longa data no mercado, e, é por meio do conceito de User Experience Design que isto se transparece nas plataformas digitais.

O processo de UX Design envolve o encontro de equilíbrio entre o que você precisa e o que o usuário quer. Para isso, é necessário conhecer e compreende-lo, entender suas dificuldades, descobrir o que lhe agrada esteticamente, e acima de tudo, não ter problemas de usabilidade.

A experiência do usuário define se ele vai retornar, fidelizar-se ou desistir de utilizar os serviços disponíveis. Dessa maneira, o UX Design se torna essencial para o bom desempenho e estabilidade dos negócios, principalmente no caso de um aplicativo ou site. Há quem diga que a experiência do usuário é tão importante quanto a identidade visual. Afirmação a qual não deixa dúvida quando observamos o comportamento de quem consome serviços e produtos pelo meio digital. Eles são rápidos, sempre em busca de novidades e excelência, não hesitando em aderir outra alternativa em caso de insatisfação.

Diversos elementos são necessários para alcançar uma boa experiência de usuário, alguns dos mais importantes são: Usabilidade, acessibilidade, performance, design e interação. Todos esses elementos alinhados, influenciam drasticamente na experiência e comportamento de um usuário em relação à marca.

A complexidade de UX Design é ainda mais perceptível quando observamos o trabalho de Design Thinking realizado, para alcançar os elementos acima citados, tendo em mente quem é o usuário.

Para entregar soluções visionárias, úteis e interativas, o UX Design é um mindset indispensável na CINQ Technologies. Entrevistamos Raquel Prado, Analista de Usabilidade, para explicar um pouco melhor como esse processo funciona na empresa. Segundo ela, “Na CINQ a gente envolve a experiência do usuário desde o começo dos projetos; é comum que designers estejam presente desde o levantamento de requisitos com os clientes, ajudando a entender o problema do usuário e construindo juntos uma ideia de solução. Também são feitos mapeamentos de jornada do usuário e visitas à campo para entender todos os contextos de uso daquele futuro produto ou serviço. Os designers também trabalham em conjunto com os desenvolvedores, pensando em soluções de interface que sejam ideais tanto do ponto de vista do design como também da tecnologia empregada. “

Posted in News.