Você provavelmente já utiliza O2O, mas sabe o que é? 

Embora não seja muito explorado, o termo O2O descreve uma tendência que já compõe nossa realidade. Online to Offline, ou então O2O, é utilizado para descrever aplicativos de serviços oferecidos online, mas que são usufruídos pelos consumidores no mundo offline. 

O e-commerce é um exemplo de O2O, este que já faz parte dos hábitos de consumo dos brasileiros, segue em crescimento no país desde 2011, como mostram dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Porém, O2O vai muito além da compra online. Encontrar alguém que cuide do seu animal de estimação, agendar horários em um salão de beleza, pedir comida de um restaurante, contratar serviços e freelancers, pedir um serviço de transporte, tudo isso já pode ser realizado por meio de sites e aplicativos, de forma rápida e prática.  

Facilidade de pagamento, economia e a agilidade ao solicitar esses serviços, são apontados como alguns dos principais motivos pelos quais esse formato de negócio tem conquistado consumidores no mundo inteiro. No Brasil, as empresas do setor seguem crescendo, embora tenham dificuldade de fidelizar seus clientes, estes que são predominantemente jovens, como aponta uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de O2O, instituição que busca incentivar e pavimentar o espaço para as empresas. 

O mundo online e offline convergem conforme os avanços tecnológicos, e o surgimento dessa modalidade de negócio, é só mais um efeito desse processo de constante evolução. Explorar novas possibilidades para facilitar a vida dos consumidores é um dos principais objetivos das empresas e startups que investem no ramo. Para o sucesso dessas soluções, é essencial que o software não apresente falhas de desenvolvimento ou segurança. Uma boa experiência ao consumidor também pode ser um ponto chave. 

 

Posted in News.