Web Summit On The Road passou por Curitiba

Web Summit On The Road passou por Curitiba

Os pontos-chaves do evento foram Novas Tecnologias, Design Organizacional, Investimentos e Sociedade 5.0

O Web Summit é considerado um dos maiores eventos de Tecnologia e Inovação do mundo e o maior da Europa. Na sua edição On The Road passou por Curitiba nos dias 02 e 03 de setembro reunindo investidores, empreendedores, corporates e startups, com o intuito de discutir cases globais de transformações digitais e culturais de empresas.

O encontro foi organizado pela HAG Ventures e contou com key notes como Martha Gabriel, Fernando Rych, Marco Ornellas, Robson Del Fiol, Carlos Piazza, dentre outros. Os temas chave do evento foram Novas Tecnologias, Design Organizacional, Investimentos e Sociedade 5.0.

Com relação às Novas Tecnologias, discutiu-se sobre Inteligência Artificial, IoT, Big Data, Blockchain, Robótica, Nanotecnologia, Impressão 3D e Computação Quântica. De acordo com Martha Gabriel, “a tecnologia não elimina profissões, ela elimina atividades e transforma profissões. O líder do futuro tem que estar preparado para locais de trabalho híbridos (pessoas e máquinas). É importante sempre trabalhar com tecnologia, uma vez que máquinas são para respostas; humanos são para perguntas – Kevin Kelly. O que nos diferencia das máquinas são Emoção, Ética e Empatia”.

No que tange ao Design Organizacional, Marco Ornellas apresentou a palestra “Como transformar o RH em Designer Organizacional” e apresentou os seguintes tópicos:

  • De acordo com a Singularity University, em 2038 o mundo será irreconhecível, de modo que mais do que uma era de mudança, estamos vivendo a mudança de era;
  • As áreas de apoio como Recursos Humanos, Marketing, Financeiro, dentre outras, passam a focar na experiência das pessoas e buscam ser mais ágeis, simples e atuarem como Designer Organizacionais com o intuito de agregarem mais valor aos clientes internos e externos das empresas;
  • MUVUCA no Brasil é uma expressão que denota bagunça e desorganização e faz uma alusão ao mundo VUCA, sobre vivermos em uma era volátil, incerta, complexa e ambígua.

Sobre o tema investimentos, tratou-se das áreas que estão em maior evidência: segurança de dados, personalização, mobilidade, cross-channnel. Intermediário: loja digital, AI (Artificial Intelligence), venda distribuída. E apontaram como tendências: realidade aumentada, robótica e realidade virtual.

O tema Sociedade 5.0 contou com alguns destaques:

  • O futuro será confuso, uma vez que o presente é incerto e o futuro complexo. “A humanidade vai mudar mais nos próximos 20 anos do que nos últimos 300 anos” (Gerard Leonhard);
  • As startups fazem do caos algo incrível e conseguem lovers;
  • O mindset digital torna-se cada vez mais necessário;
  • Surge o cargo de CTO como Chief Trust Officer;
  • Torna-se cada vez mais importante o Human Inside: se esforçar para ser mais humano.

Por fim, em um mundo de tantas mudanças, as pessoas e a tecnologia são grandes aliadas, afinal todo trabalho repetitivo feito por um humano é desumano.

Por Nôga Simões – Gerente de Inovação e Marketing da CINQ Technologies

Fechar Menu